Guia para autenticação de dois fatores (2FA): credencial (usuário e senha) + OTP (senha de uso único)

Última modificação por astorpalmeira em 22/12/2023, 16:37

COMO ATIVAR A AUTENTICAÇÃO DE DOIS FATORES NO IF BAIANO

ATENÇÃO: 

O segundo fator é APENAS PARA AS PESSOAS, e deve servir como CAMADA DE PROTEÇÃO para várias aplicações do IF Baiano no futuro.

Exemplo: Para ter acesso ao Zimbra, conta de E-MAIL INSTITUCIONAL ou E-MAIL DE SETOR. Voce deve AUTENTICAR sua SESSÃO com sua CREDENCIAIS PESSOAIS e o SEGUNDO FATOR, préviamente cadastrado.

Preparação:

Realize esse procedimento a partir de um computador ou notebook. Dessa maneira, será mais fácil capturar o QRCODE gerado a partir de seu SMARTPHONE / TABLET (APPLE ou ANDROID) com câmera;

Antes de iniciar, consulte o documento público, referente a reunião do COMITÊ DE GOVERNANÇA, RISCOS E CONTROLE, que aprova a implementação da adoção de DOIS FATORES para autenticação dos acessos aos SISTEMAS INSTITUCIONAIS DO IF BAIANO:

https://suap.ifbaiano.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento/409418/

SEÇÃO 12. "Readequação dos Acessos aos serviços e/ou sistemas Institucionais. (DGTI)."

Referência legal de boas práticas (documentos norteadores):

Decreto 10.332/2020 - Estratégia de Governo Digital 2020-2022
Decreto Nº 9.573/2018 - Política Nacional de Segurança de
Infraestruturas Críticas (PNSIC) 
Decreto Nº 9.637/2018 - Política Nacional de Segurança da Informação
(PNSI)
Decreto Nº 10.222/2020 - Estratégia Nacional de Segurança Cibernética
(E-CIBER)
Instrução Normativa 01/GSI/PR
ABNT NBR ISO/IEC 27002: 2013. Código de Prática para controles de
Segurança da Informação
Guia do Framework de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI)
Account and Credential Management Policy Template for CIS Controls 5
and 6 

Passo 1:

Instalação do Google Authenticator:

  1. Acesse a loja de aplicativos em seu dispositivo Android ou Apple;
  2. Pesquise por "Google Authenticator" e clique em "Instalar" para realizar o download e instalar o aplicativo em seu dispositivo.
  3. Voce pode verificar sugestões de aplicativos desktop para Windows e Linux no final do artigo.

Passo 2:

Configuração do segundo fator (OTP) no IF Baiano

 

  1. Entre no portal https://login.ifbaiano.edu.br , usando suas credenciais habituais de login pessoal (nome de usuário e senha, nome.sobrenome. Ex: jose.silva)

    Login

     

  2. Após inserir suas credenciais, o portal https://login.ifbaiano.edu.br solicitará que você registre o seu dispositivo,  clique em "registrar dispositivo", será enviado um e-mail para seu endereço pessoal (o mesmo utilzado para receber notificações de recuperação de senha pelo CAU e cadastrado no SUAP);

    Login-2

    Login-3

     

  3. A partir do mesmo dispositivo, conforme indicado na "preparação", acesse o seu correio eletrônico pessoal, verifique se recebeu o e-mail e clique no BOTÃO "Register";
  4. Login-4

     

  5. Voce será encaminhado novamente para o portal https://login.ifbaiano.edu.br , apresentando um QRCODE com seu código OTP (Segundo Fator).
    Voce também vai encontrar links para o app Google Authenticator nas lojas de aplicativos da Google e Apple;

    Login-5

  6. Utilizando o app Google Authenticator, previamente instalado em seu smartphone ou dispositivo móvel, escolha a opção:
    "Adicionar código / add code";
    Em seguida:
    "Digitalizar código de barras / Scan a QR code";
  7. A camera do seu dispositivo será ativada, aponte para o QRCODE apresentado na tela do computador/notebook obtido na etapa 4;
  8. Cadastro concluido! Pressione o botão [CONCLUIDO], uma pagina será aberta para validar o seu código.

Passo 3: Verificando o segundo fator (OTP) na pagina de autenticação.

1. Feche todas as janelas no desktop ou notebook. Abra novamente, acessando o portal https://login.ifbaiano.edu.br, insira suas credenciais normais (nome de usuário e senha).
2. Quando solicitado o segundo fator (OTP - senha de uso único), abra o aplicativo "Google Authenticator" para obter o código OTP de seis dígitos.
3. Insira o código OTP na tela de autenticação.
4. Se o código estiver correto, você será notificado com pagina de sucesso ou redirecionado.

Login-6

Dicas Importantes:

- Certifique-se de armazenar o código secreto gerado pelo portal https://login.ifbaiano.edu.br em um local seguro, caso você precise configurar novamente o Google Authenticator em um novo dispositivo. ATENÇÃO: É Possivel recuperar o código, basta clicar em "Perdeu seu código OTP ou dispositivo?" na tela de inserção do código OTP;

- O código OTP gerado no aplicativo Google Authenticator é válido apenas por um curto período (o ciclo é ligeiramente maior que os 30 segundos apresentados). Digite-o rapidamente na tela adequada.

Se chegou até aqui, você conseguiu configurar o segundo fator OTP (senha de uso único) usando o Google Authenticator e o portal https://login.ifbaiano.edu.br, tornando sua conta mais segura com uma camada adicional de proteção. Sempre que você fizer login, além das credenciais habituais, será necessário o código OTP gerado pelo Google Authenticator para acessar o serviço protegido (em breve estaremos divulgando a lista dos serviços, sendo o primeiro o correio eletrônico: https://webmail.ifbaiano.edu.br.


Glossario:

https://login.ifbaiano.edu.br - 
Portal de autenticação e autorização do IF Baiano onde ocorrerá a o primeiro acesso as aplicações web do órgão. Através dele, o membro da comunidade se identificará e terá a permissão para acessar as aplicações da comunidade;

OTP (One Time Password) - 
É um método de autenticação usado para aumentar a segurança ao fazer login em contas online. Ele gera um código de acesso temporário (senha de uso único), geralmente composto por seis dígitos, que é válido apenas por um curto período de tempo (geralmente 30 segundos).

Authelia - 
Software escolhido que fará a integração entre a Identidade única do IF Baiano, CAU (cau.ifbaiano.edu.br) e geração de código inicial de OTP;

Google Authenticator - 
Software compativel com a técnologia OTP para captura de código inicial e geração de OTP no momento da autenticação ao portal login.ifbaiano.edu.br;

QR-CODE -
É a evolução dos populares códigos de barra, é uma representação gráfica capaz de carregar muitas informações;

Android - 
Sistema operacional da google que equipa a maioria dos smartphones e tablets populares do mercado;

iOS - 
Sistema operacional da Apple que equipa todos os smartphones e tablets da marca.
 


Mais informações:

O que é autenticação de dois fatores?

A autenticação de dois fatores ou 2FA é o processo de autenticação em que dois dos três possíveis fatores de autenticação são combinados.

Os possíveis fatores de autenticação são:

  1. algo que o usuário saiba (por exemplo, uma senha, número de identificação pessoal (código PIN) ou resposta a uma pergunta secreta)

  2. algo que o usuário possui (por exemplo, um token, um telefone celular, um USB, um chaveiro)

  3. algo que o usuário é (por exemplo, reconhecimento de rosto ou voz, biometria comportamental, impressão digital, retina ou íris)

Como funciona a autenticação de dois fatores?

Ao entrar na sua conta, você será solicitado a se autenticar com seu "nome de usuário" e "senha". Este se torna o seu primeiro fator de autenticação

Para o segundo fator de autenticação, você pode usar um Código de acesso único ou Senha de uso único (OTP), uma mensagem de texto com o código de verificação enviado ao seu número de telefone pessoal no dispositivo móvel (por exemplo, iPhone, Samsung, Google Pixel), um aplicativo móvel autenticador especializado para smartphone, como o Google Authenticator (iOS e Android), um USB ou um chaveiro (por exemplo, algo que você possui). Quando combinado com seu nome de usuário e senha, o resultado é uma camada extra de segurança mais forte e mais resiliente. 

Por que preciso de autenticação de dois fatores?

Como métodos de autenticação única, como senhas, podem não são suficientes para conter os sofisticados ataques e técnicas utilizadas por pessoas mal intencionadas nos dias de hoje. 

A autenticação de dois fatores fornece uma camada secundária de segurança que dificulta o acesso dos hackers as contas dotadas dessa tecnologia, pode impedir o roubo de informações pessoais e institucionais. Com a autenticação de dois fatores ativada, mesmo que o hacker saiba a senha de sua vítima, a autenticação ainda falhará e impedirá o acesso não autorizado.

A autenticação de dois fatores também fornece às organizações um nível adicional de controle de acesso a sistemas confidenciais e dados e contas online, protegendo esses dados de serem comprometidos por hackers de posse de senhas roubadas de usuários. 

Referência:

https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2021/autenticacao-2fa-gov-br

https://winauth.github.io/winauth/index.html - Aplicativo OTP para Windows;
https://github.com/paolostivanin/OTPClient - Aplicativo OTP para Linux;

Apps OTP:

Bitwarden - Apple e Android
Authenticator Plus - Apple e Android
1Password - Android
Ravio - Apple
Aegis - Android
FreeOTP - Links

Marcadores:
Criado por astorpalmeira em 03/08/2023, 12:04